terça-feira, 23 de outubro de 2012

Entrevista com a Paulinha sobre Fitness e qualidade de vida

Hoje é o dia das noticias boas, além de já ter recebido os mimos da Flor de Menina, agora a linda da Paulinha, do Blog da Paulinha e etc nos deu um belo presente, ela respondeu algumas perguntas que acho que podem ajudar a nos todas. Para quem ainda não conhece, o blog Paulinha clica aqui e vc vai aprender muito sobre fitness, boa alimentação e alegria de viver.
Ela é professora de Educação física e trabalha como personal trainer. Tem um corpo escultural, mantido com muita disciplina e dedicação.
Vamos aprender um pouco sobre vida saudável com ela?
Então vem cá ler a entrevista, com vocês Paulinha a escultural.




NC- Explica um pouco da sua trajetória, sempre quis ser personal?
Paulinha: Na verdade, meu sonho quando criança era ser bailarina. Mas, minha familia não tinha muito dinheiro, e como somos em 3 filhas, ou as 3 faziam algo, ou ninguém fazia, então não dava pra eu fazer... Dai, cresci morrendo de vontade de entrar em uma academia, ou fazer algum esporte, então eu resolvi que um dia eu entraria em uma academia, nem que fosse pra dar aula. Desta forma, foi tudo muito rápido, escolhi cursar Educação Física, já no ginásio.

No período da faculdade, fiz de tudo, dei aulas de ginastica, natação, hidro, musculação, até que surgiu o Personal Trainner, e eu me encontrei. O que me ajuda muito também, é o fato de gostar muito de pessoas, de psicologia, e isso faz com que eu seja apaixonada pelo meu trabalho. Estou na área desde 1995, ou seja, no 1º ano, já estava dando aulas.

NC- Esteve acima do peso alguma vez? Se sim, qual foi o gatilho que lhe fez mudar?
Paulinha: Sim, estive bem acima do peso. O que me fez mudar, foi ter consciência de que aquele corpo nada tinha a ver com meu trabalho, minha auto estima estava afundando e minha irmã mais nova, vivia me criticando dizendo que eu estava horrível. Isso me fez botar na cabeça que eu tinha de sair daquela condição, e buscar ter um corpo digno de uma Personal, e que me fizesse sentir muito melhor.

NC- Exercícios de HIIT para quem precisa perder muita gordura visceral é o melhor? Se sim, vc tem sugestões? Senão o que vc indica?
Paulinha: Olha, eu tenho um certo receio, já que a freqüência cardíaca a ser trabalhada vai ser muito alta. Eu solicitaria um teste ergometrico e/ou ergoespirometrico para aí sim, prescrever o melhor exercício de queima. A principio, eu ( particularmente) trabalharia com um treino um pouco mais extenso, mas com a FC entre 65% e 75% da máxima. Podendo ser bicicleta, caminhada rápida, natação, transport, ou o que o aluno tiver preferencia.

NC- Aquela pessoa que não pode ir na academia, que só pode fazer exercício em casa o que vc recomenda?
Paulinha: Em 1º lugar, eu indicaria, que pelo menos uma vez ao mês, ela solicitasse o serviço de um Personal para poder prescrever a melhor atividade pra ela. A gente não sabe se ela esta 100%, se tem algum problema de articulações, etc. Eu sei que o serviço, não é um serviço muito barato, mas acho que ao menos uma vez ao mês, é ascesivel e mais seguro. Cada indivíduo é um, e cada um tem sua limitação, e seu nível. Fazer o que o vizinho faz, nem sempre pode dar certo.

NC- Fala-se muito sobre o Whey Protein, para quem não tem condições de comprar o que vc sugere para os lanches?
Paulinha: No caso de quem não tem acesso, porque não usar proteína animal, como claras de ovos ou carnes magras? Lógico que a absorção é bem mais lenta, mas o que não pode, é ter uma alimentação pobre em macronutrientes.
Consultar um nutricionista, é sempre muito importante. Existem vários hoje, que dão dicas pela internet, ou mesmo em eventos promovidos pelas comunidades. Basta ficar de olho!

NC- A maioria das pessoas que estão acima do peso, tem problemas com exercícios de impacto o que vc sugere para não agredir ainda mais as articulações?
Paulinha: Dependendo do caso, caminhadas, corridas na piscina e bicicleta, mas é importante saber sempre o tipo de problema, onde se instala e qual limitação implica.

NC- É verdade que para queimar gordura tem que se fazer no mínimo 30 minutos de exercício intenso?
Paulinha: O ideal, seria pelo menos 30', mas pode ser intervalado, ou de FC moderada.

NC- E a frequência cardíaca faz diferença nos exercícios? Se sim como tirar melhor proveito disso?
Paulinha: Sim, muita! Dependendo da FC, voce queima mais gordura ou não. Mas, sempre sugiro um teste ergometrico antes, para poder prescrever de forma mais eficaz, e que não traga riscos ao aluno.

NC- Dia a dia o que precisa ser evitado na alimentação?
Paulinha: Frituras, açucares, e sal.

NC- Para quem trabalha e quer ter opções saudáveis para os lanches o que vc recomenda ( que não precise de geladeira)?
Paulinha: Paes lights integrais, claras de ovos (cozidas ou em omelete), frutas, queijos magros, biscoitos integrais.
Hoje, existem no mercado inúmeras sacolas térmicas, que são uma ótima saída pata quem não tem geladeira no trabalho. Eu mesma, quando saio pra dar aula, saio sempre com a minha abastecida, com todas as refeições a serem feitas de 3 em 3hrs , raramente compro alguma refeição na rua.

NC- O tênis faz diferença para quem faz caminhada ou corrida? qual tênis vc indica, considerando custo x benefício? 
Paulinha: Sim, existem modelos específicos para cada modalidade. Hoje, temos vários modelos da Nike que estão com ótimos preços no mercado,vale a pena pesquisar sempre nas marcas mais famosas, pois são boas mesmo. ( Asics e Mizuno)

NC- O que vc quer dizer para as leitoras do Nanda Cardieri, em relação a mudar o estilo de vida, alimentação e atividades físicas?
Paulinha: É necessário, primeiro por uma questão de saúde. Meu pai mesmo, há 10 anos sofreu um infarto, e so não morreu porque era corredor, então, praticar atividade física é como fazer uma poupancinha que voce vai colhendo o rendimento sempre, principalmente lá na frente. Então, o ideal é sim praticar exercícios pelo menos 3x por semana e se alimentar bem, para que voce não se torne uma bomba relógio.

NC- Quem quiser ter vc como personal, como faz para te encontrar? que região vc atua? 
Paulinha: Eu atuo em uma Academia no Alto de Pinheiros ( Triathon) e atendo em domicilio na mesma região.
Meu contato é a_pgomes@hotmail.com


Espero que vocês tenham gostado tanto quanto eu das dicas da Paulinha.
Acessem o site dela, aprendam um pouco mais sobre vida saudável.

Beijinhos
Nanda Cardieri

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer dar sua opinião? escreve aqui :D